quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Revista Game Informer entrevista diretores de Pokémon






Junichi Masuda, diretor dos jogos de Pokémon


Junichi Masuda e Takao Unno, diretores da franquia Pokémon, foram entrevistados pela Game Informer, onde divulgaram detalhes necessários para compreendermos como funciona o anime, pelo menos na imaginação deles. Uma das informações mais curiosas é sobre o que há dentro de uma Pokéball. Confiram à entrevista, adaptada pela Arena Pokémon:


O que exatamente acontece dentro de uma Pokéball? Existe uma casa lá? Existe comida lá? E os humanos podem ir para a Pokéball?
MasudaCom certeza seria interessante se as Pokéballs existissem na vida real. Mas, em termos do que está dentro da Pokéball, é um espaço que é incrivelmente confortável para o Pokémon. Tão confortável que querem entrar lá sem qualquer tipo de extímulo externo. O que realmente tem lá é algo que gostaríamos que as pessoas meio que imaginassem por conta própria. Em termos de se os humanos podem entrar na Pokéball ou não, é chamado de Pokéball, então, provavelmente, não. Eu acho que é apenas para os Pokémon.

Há um rumor que nos jogos originais de Pokémon, Red e Blue, Ditto foi uma tentativa fracassada de clonagem de Mew. Eu queria saber se poderia falar sobre isso, para saber se é ou não verdade.
MasudaEssa é a primeira vez que eu ouço esse rumor, realmente.

Essa é a sua única resposta?
MasudaEm termos de como os Pokémon são projetados, cada um tem sua vida própria. A única coisa sobre Ditto é que ele é um Pokémon que pode mudar de forma, mas cada Pokémon que criamos tem seu elemento próprio, de modo à certificar de que todas são formas de vida individuais.

Todos os humanos no mundo Pokémon são vegetarianos? As pessoas comem Pokémon? Quando estão comendo bife estão comendo um Taurus?
MasudaHá uma grande quantidade de frutas e vegetais no mundo Pokémon. Há também uma variedade de lanches e doces diversos que vem de diferentes regiões. O mundo Pokémon é muito mais avançado tecnologicamente do que o nosso mundo, por isso há, provavelmente, um monte de comidas diferentes que não podemos imaginar. Um exemplo disso é o Rare Candy, que é um lanche ou um pedaço de doce que pode fazê-lo mais forte, aumentar seu nível. Há todos os tipos de comidas estranhas que não existem no nosso universo.

É engraçado você falar de Rare Candy, porque minha próxima pergunta é: Os humanos podem comer Rare Candy? E o que aconteceria se eles fizessem?
MasudaVocê provavelmente poderia comer um Rare Candy, mas talvez não tenha um gosto muito bom. Poderia ser algo como, um exemplo de nosso mundo, um humano comer comida de cachorro. É comestível, mas provavelmente não tem um gosto muito bom. Você poderia ter uma indigestão.

O que acontece quando acaba as insígnias que os Líderes de Ginásio dão? Estão demitidos?
UnnoOs líderes de ginásio estão lá principalmente porque tem um forte desejo de ajudar os treinadores à crescerem e realmente identificar os bons treinadores. Eles só dão insígnias aos treinadores que eles reconheceram como fortes de coração e um oponente forte também. Então, eles definitivamente não ficam sem insígnias se todos corressem atrás delas. A única vez que eles iriam sair ou deixar de ser um líder de ginásio é quando, talvez, quisessem fazer outra coisa na vida. E se um líder de ginásio for capaz de realmente dar tantas insígnias aos treinadores à ponto de ficar sem elas, provavelmente ficariam felizes por esse fato, que havia tantos grandes treinadores que vieram desafiá-los.

Nós sabemos o nome das regiões de todos os jogos. Nós sabemos que a geografia das regiões se espelha em regiões como Japão e Estados Unidos. Nossa pergunta é: Pokémon é em uma Terra alternativa, é no futuro, no passado ou em um presente alternativo?
MasudaRealmente não acho que o mundo Pokémon seja como a Terra. Se fosse fazer isso, ficaríamos limitados ao que poderíamos fazer. Ao pensar sobre como os objetos físicos trabalham na Terra, ficaríamos limitados. Pensamos que é um lugar muito semelhante à Terra, mas é um planeta diferente, com suas próprias pessoas, que podem ser semelhantes às pessoas da Terra, mas com valores diferentes e se preocupam com coisas diferentes. É o tipo de lugar onde os problemas que enfrentamos na Terra não existiriam. Não haveria aquecimento global, escassez de água ou qualquer coisa do tipo. É um mundo onde as pessoas realmente querem trabalhar juntas. Seu sistema de valores é de tal forma que eles preferem trabalhar juntos e eliminar esses problemas, em vez de brigar.

Então, não há guerra no mundo Pokémon onde exércitos de Pokémon lutam pelos ideais de seus líderes?
MasudaHá muito tempo pode ter ocorrido guerras. Na verdade, se você olhar para um dos filmes que caracterizam Lucario, há talvez algumas dicas sobre o passado do mundo Pokémon. 

Falando dos filmes e, consequentemente, o programa de TV, os filmes, o anime e os jogos se sobrepõem? Isso é tudo no mundo Pokémon ou são dois universos separados?
MasudaBasicamente, é o mesmo lugar. Olhando para ele como um mundo paralelo ou alguns pontos selecionados, um mundo paralelo poderia ser mais preciso.

Há algum Pokémon que trabalhe no mundo Pokémon? Há Pikachus alimentando cidades?
MasudaPokémon como criaturas - eles não são como nossos animais de estimação na Terra - estão muito mais próximos do humano do que um cão ou gato que iria manter na Terra. Há uma relação tão estreita entre humanos e Pokémon, eles provavelmente não gostariam de usar um Pokémon para trabalhar ou fazer algo. Mas, existem algumas pessoas com ideais maus, ou pessoas más no mundo Pokémon, que poderia m tentar fazer algo parecido.

Da mesma forma que os humanos no nosso mundo são uma espécie de animal, os humanos no mundo Pokémon são uma forma de Pokémon?
MasudaOs humanos são, definitivamente, separados dos Pokémon. A maneira que você pensa sobre isso é diferente da maneira como nós pensamos sobre os animais em relação aos humanos na Terra. Por exemplo, na Terra nós temos mamíferos e répteis e todas essas categorias diferentes. No mundo Pokémon, todos eles são Pokémon. Nós realmente não os categorizamos dessa forma. É uma forma diferente de abordar isso.

Como os Centros Pokémon funcionam? Eles usam curativos e medicina tradicional ou é mais como recarregar a bateria?
MasudaO tipo de expressão de como funciona o aspecto de recuperação é um pouco diferente nos jogos e na série. Nos jogos, você vai até o Centro Pokémon e seus Pokémon são instantaneamente recuperados, instantaneamente curados. Em termos de jogos, pelo menos, existe uma máquina incrível que instantaneamente recupera os Pokémon, e eu gostaria de usar essa máquina em mim agora.
UnnoHá estilos mais tradicionais de recuperação, como poções (Potions) e outros itens, que existem nos jogos também. Há, definitivamente, uma infinidade de métodos de recuperação no mundo Pokémon.

Não-treinadores que iniciam a sua aventura longe da cidade onde o jogador possui uma casa tem uma maior dificuldade por encontrar Pokémon de nível alto e treinadores fortes?
MasudaSe fosse comigo, eu pensaria em mudar para outro lugar, com certeza.

No original Sumer Smash Bro, uma das Pokéballs libera um Goldeen, que fracassa sem fazer nada. Foi um erro? Não deveria ter sido um Magikarp?
MasudaO diretor do Smash Bro, Sakurai-san, quando desenvolvia o jogo, conversou conosco sobre qual Pokémon incluir. Pensando desta forma, não acho que houve qualquer erro sobre quais Pokémon foram incluídos. Quanto ao porquê dele ter se comportado desta maneira, você teria que perguntar à Sakurai-san.


Até mais, espero que tenham gostado!

Fonte: Arena Pokémon

Nenhum comentário:

Postar um comentário